quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

RETROSPECTIVA



Estamos a poucos dias do ano de 2017 terminar. 

Chega a hora de fazer uma retrospectiva 

de como foram os últimos seis meses. 

Em AGOSTO e SETEMBRO eu dediquei-me à Família, 

foram férias com os netos, 

foi receber o meu Afilhado e andar com ele, 

fazendo o papel de cicerone por vários locais 

que há muito desejava mostrar-lhe. 

Um dia, há já alguns anos, sem querer, 

passeando sozinha (como sempre) 

fui dar ao Chalet da Condessa D'Edla e adorei. 

Logo pensei em o mostrar a pessoas que gostem 

deste género de lugares 

e poder apreciar bocados da nossa História.




Como o prometido é devido, 

quando o meu Afilhado decidiu vir até Lisboa, 

lá fomos visitar alguns lugares, como o Convento de Mafra, 

o Chalet da Condessa D'Edla, O Cabo da Roca

 e ainda o Parque dos Poetas em Oeiras. 

Na segunda metade do século XIX, D. Fernando II 

e a sua futura segunda mulher, Elise Hensler, Condessa d'Edla, 

criaram no Parque da Pena, um Chalet e um Jardim 

de carácter privado e sensibilidade romântica, 

espaço de refúgio do casal.

Localizado de forma estratégica a poente do Palácio da Pena. 

Nas fotos seguintes, dois espaços interiores.






ir a Sintra e não ver a sua típica neblina seria uma pena, 

por isso, tivemos a sorte do dia nos brindar 

com uma ténue neblina quando saímos de Sintra, 

a caminho do Cabo da Roca.

Nas fotos seguintes, mostro a visita que fiz com os meus netos, 

a um Borboletário, no início de Setembro, 

foi uma aula de ciências que tiveram 

com o guia que acompanhou a visita




Sinceramente, não sei se fui eu ou os netos, 

quem gostou mais da visita

eu sei que adorei, essa borboleta azul deixou-me fascinada 

e, para os netos é sempre bom aprender mais! 





Aconselho a visita a este Borboletário, em Cascais. 

Tinha estado em Agosto com o meu Afilhado no Cabo da Roca, 

mas no dia que fui com os meus netos ao Borboletário, 

voltei ao Cabo da Roca, para os meus netos 

conhecerem o lugar e também 

falar com eles um pouco de Geografia 

(para eles era tudo novidade)





Setembro continuou e chegaram as Festas da Moita. 

Confesso que não tenho pachorra para este tipo 

de festas populares, mas na famosa "Tarde do Fogareiro" 

lá saí de casa e fui ver a animação, 

foram as únicas fotos que fiz da festa




aqui estão os filhos dos que agora curtem esta famosa "Tarde" 

que serão os futuros homens de amanhã 

e depois irão passar esta tradição também aos seus filhos

A pedido do meu neto lá fui com os amigos dele,

andar nos carrinhos de choque, foi a loucura!





e, em Setembro 

ofereceram-me flores AMARELAS



11 comentários:

  1. Que boa retrospectiva. Lindos momentos e elas fotos! Valeu 2017! Que venha um FELIZ NATAL e depois um lindo 2018 nos espere! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Um retrospectiva completa, informativa e informativa... informativa porque posso dizer que em mais de 90% dos locais que referes eu nunca estive lá, mas se um dia tiver a oportunidade de lá ir, já terei em conta as tuas explicações e mais ainda a imagem forte das fotografias que escolheste - e muito bem - para ilustrar o post.

    Nas retrospectivas temos sempre tendência em pensar mais em nós do que em quem nos lê, mas no teu caso consegues conciliar as duas vertentes, ou seja, consegues descrever as tuas experiências cativando o leitor enriquecendo quem lê e quem passa os olhos pelos teus blogues.

    Excelente reportagem. Continua. Cá esperamos por mais reportagens e retrospectivas :-)

    ResponderEliminar
  3. AMEI


    Dizer que:Natal "Deveria ser o Ano inteiro"...Desejo para NÓS, e para todo o Mundo: Paz; Amor; Harmonia; Fraternidade; Compreensão; Saúde; Fé; Honestidade; e que nunca nos falte a Esperança. Extensivo aos vossos familiares e amigos

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Foram momentos inesquecíveis!
    Feliz Natal.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Belíssima esta retrospectiva, que passou por lugares tão diversos, quanto encantadores... magnificamente retratados nas suas formidáveis fotos, Tulipa! E em óptima companhia, como nos mostrou...
    Aproveito para lhe desejar um Feliz Natal, na medida do possível... visto ter recebido notícias menos, agradáveis, há algumas semanas atrás... pelo sim pelo não, obtenha pareceres médicos diferentes... e hoje em dia, com as novas técnicas que existem imensos problemas do género, podem ser controlados... e doenças que antigamente eram fatais, passaram até a ter o estatuto de doenças crónicas...
    Quando tudo é tratado a tempo, muitos destes problemas, hoje em dia, são contornáveis, e tratam-se perfeitamente... por isso, jamais se entregue... pensamento positivo, vontade de andar por cá, a ver crescer os netos... e toca a fazer os tratamentos e a tomar a medicação que lhe forem indicados...
    Problemas de tiróide... vinha dizer-lhe que no Hospital dos Lusíadas, creio existirem uns tratamentos pioneiros e recentes nesta matéria... também tenho andado por lá, por estes dias, enquanto a minha mãe se prepara para a segunda cirurgia às cataratas... talvez em Janeiro ou Fevereiro... visto a coisa ter de ser devidamente acompanhada, por causa dos problemas de sangue e coração...
    Quanto a problemas de pele, creio que também têm uma excelente unidade de cuidados... uma pessoa amiga minha, também andou por lá, há alguns meses, quando removeu um sinal problemático... e disse maravilhas...
    Beijinho! Coragem! E desejo que tudo corra pelo melhor...
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Uma retrospectiva interessante, com belíssimas fotos.
    Amiga Tulipa, o meu desejo de um BOM ANO NOVO, extensivo à família e amigos.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  7. Passando para lhe desejar um feliz ano novo. De 1 de Janeiro a 31 de Dezembro, que sejam 365 dias de saúde alegria paz e amor.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Que belos passeios, Tulipa! Adorei. Sintra é a minha terra do coração. Morei lá 16 belos anos da minha vida que ainda hoje passados muitos, muitos mais, palpitam aqui no meu coração.

    Bom 2018!

    ResponderEliminar
  9. Pelos caminhos de Portugal, como cantava o outro.
    Gostei muito.
    Bjs, boa semana

    ResponderEliminar
  10. Estou encantada pelas suas incríveis fotografias. Isso sim é arte!

    ResponderEliminar