sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

UM DIA MUITO DIFERENTE






No dia seguinte, passamos todo o dia pela aldeia... 

nem tenho palavras para descrever... a beleza do lugar 

o colorido da fruta

o silêncio que havia 

Não se via ninguém!




Olhava para tudo... reparando nos pormenores 

e achei o máximo esta escada encostada à árvore 

imensas árvores de fruto, laranjeiras...




a roupa estendida no arame

as couves na horta

uma imensidão de campos, ao longe



eram estes os caminhos por onde andamos, 

caminhos de cabras 

onde passa o gado para ir para o pasto

os carros ficam num largo que existe 

e vamos com as malas na mão, até às casas







nem tenho palavras... 

fiquei deslumbrada, com o que via à minha volta




um tanque de água 

e, os castanheiros deixam cair os ouriços





para fazer esta foto, ainda me piquei...

e, ao fundo a Igreja que era o meu relógio, 

durante o dia e a noite, 

no silêncio ouvia as badaladas das horas e meias horas




pelo caminho a minha amiga encontrou uma familar dela, 

uma senhora dos seus 90 anos,

 que ainda vai à procura de ramos para acender a lareira... 

puseram-se à conversa 

e eu, fui fotografando todos os recantos daquele lugar



11 comentários:

  1. Que fotos significativas e lindas!Adorei ver! Beleza! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Boa noite! Fiquei deslumbrada com a beleza dessas Fotografias. Parabéns e obrigada pela partilha.

    Beijos
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. A fruta colorida que ilustras parece ser diospiros, a minha fruta preferida, ou não tivessem sido a minha mãe e as minhas tias alimentadas durante muito tempo só com diospiros no tempo da II Guerra Mundial. Só por isso, já justificava eu fazer uma viagem a um sítio desses, mnham, mnham.

    Depois, além do colorido da fruta da época, há o colorido da própria época, ou seja, do Outono, e aqui voltaste a captá-lo no seu melhor, inclusive as vinhas que um dia vão dar fruto também... se não soubesse teria dificuldade em dizer que estas paisagens são em Portugal, pois são algo parecidas com umas fotos que tiraste na Alemanha.... só que na Alemanha não há couves na horta nem roupa estendida no arame, eles são mais sofisticados e há coisas que são bem portuguesas... e ainda bem, afinal, conseguiste captar bem essa característica portuguesa, e quem pensa que tudo ardeu na província ainda tem muito Portugal para desbravar com o olhar e com a alma.

    Afinal, se calhar o que penso serem diospiros são romãs, mas para o caso tanto faz, são dois frutos simbólicos e que também são muito caracteristicos desta época e desta gente que no fundo somos todos nós...

    Sobre os ouriços dos castanheiros, de certeza que a grande maioria das crianças e dos jovens em Portugal nunca viram de onde vem a castanha, faria bem terem uma aula ao vivo, penso que nunca mais a esqueceriam... mas o interior infelizmente está esquecido... sobrevive porque o amor das pessoas pela terra ainda vai fazendo com que o olhar brilhe ao ver estas paisagens, vamos ver até quando... por isso é usufruir, como tu muito bem fazes e sabes fazer... boa continuação :-)

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha e beleza esta reportagem, se pudesse tirava uma daquelas romãs é um fruto que adoro.
    Um bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  5. Deus escreveu uma linda história de amor
    onde o final feliz é não ter fim.
    Que o amor seja abundante.
    Que o perdão seja constante.
    Que seu final de semana seja abençoado
    só assim tera motivos para ser feliz.
    Além de seguir em frente
    vou dizer porque estou aqui.
    Por amar você como Jesus te ama também.
    Uma diferente visita tudo porque,
    estamos a poucos dia do Natal.
    Beijos no seu coração.
    Evanir.
    Deus me deu você ..
    O pé de roma deu água na boca
    no Brasil raramente encontra na época
    de Natal.
    È delicioso .

    ResponderEliminar
  6. Fotografias excelentes.
    Que bom ter-se maravilhado com tudo!
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Por aqui entro perfeitamente e ainda bem que consigo ver e comentar porque tinha sido uma pena ter perdido este post.
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Maravilhosa reportagem fotográfica.
    Desejo-lhe um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, alegria, paz e amor.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  9. Excelentes fotos, parabéns.
    Amiga Tulipa, os meus votos de um FELIZ NATAL e de um óptimo ano de 2018.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  10. Que lugar lindo! Cada imagem uma verdadeira delícia de se apreciar...
    Adorei as fotos! Estão fantásticas!
    Beijinho! Tudo de bom! Festas Felizes!
    Ana

    ResponderEliminar
  11. Muito lindo o nosso país! E as cores que aqui mostraste são um espanto. A Natureza é maravilhosa!

    Gostei muito. Beijinhos.

    ResponderEliminar