Já ando há muito tempo a fazer toda a descrição
da minha viagem/circuito na TURQUIA
cheguei ao 8º dia, está quase a terminar
e eu mesma quero terminar o mais breve possível,
pois quero fazer descrições de outras viagens,
estou "cansada" de me referir à TURQUIA
. . . / . . .
Chegada a BURSA - a quarta maior cidade da Turquia!
Foi a primeira capital do Império Otomano
e fica situada na parte ocidental da ANATÓLIA
Património Mundial da UNESCO
mais um para a minha coleção destes monumentos
já visitados por mim, por esse mundo fora!
nestas três imagens vê-se o MIHRAB
marcador que indica a direção da KAABA
que significa cubo em árabe
a Kaaba não é perfeitamente cúbica
mas forma um prisma e fica voltado para MECA
aqui estou eu, dentro da Mesquita
a MESQUITA VERDE
tem como característica especial,
uma FONTE no seu interior
tudo tão belo, os magníficos azulejos,
os candeeiros em círculo, as cúpulas
o que sempre me deixa espantada
é como se juntam tantos pares de sapatos
e nunca ninguém fica sem os seus sapatos
um momento de recolhimento e de oração
orando e lendo o Alcorão
gosto muito do detalhe da parede do salão das mulheres
onde estou junto de duas senhoras turcas
que ficaram comigo na foto...
em breve continuarei a visita por BURSA
Bursa é a quarta maior cidade da Turquia. É surpreendentemente bonita, autenticamente turca, historicamente representativa, mas continua sendo desproporcionalmente sub-representada nas literaturas de viagem. Bursa, situada na região de Mármara na Turquia tem a grande mesquita e a mesquita verde. São duas mesquitas interessantes de se sentir a relação das pessoas com o compromisso das orações e agradecimento.
ResponderEliminarTambém visitei um mausoléu (fica para o próximo post) todo decorado com azulejos na cor turquesa, e com vários detalhes em ouro. Muito lindo! Geralmente esses mausoléus são para pessoas que tiveram uma influencia religiosa e ou política muito grande, e em respeito e agradecimento
Bursa, a metrópole da Turquia no noroeste da Anatólia, é uma cidade vibrante e antiga com inúmeros pontos de interesse, mas o que ver e fazer em Bursa depende principalmente dos seus interesses. A história de Bursa pode ser datada desde 5200 aC, quando a área foi colonizada pela primeira vez. Entre 1335 e 1363, o que hoje é a quarta maior cidade da Turquia passou pelas mãos dos impérios grego, Bitínia e romano antes de se tornar a primeira grande capital do Império Otomano. Bursa, a quarta maior cidade da Turquia, está localizada na Anatólia, no sopé do Monte Uludag. Bursa foi a primeira capital do Império Otomano de 1326 a 1363.
ResponderEliminarÉ uma cidade moderna e próspera, com muitos locais históricos que datam dos otomanos Convenientemente localizada no extremo oeste da Rota da Seda, Bursa é famosa por seu mercado de seda e lindos produtos de seda. Adicione a isso a Mesquita Verde, a origem do teatro de sombras dos perus, o Iskender Kebab original e muitos parques e espaços verdes que também deram a Bursa o nome Green Bursa O interior também é um excelente exemplo da arquitetura e artesanato otomano, novamente dominado pelo esplendor dos azulejos verdes cintilantes iluminados por enormes candelabros.
Lembre-se: ao visitar uma mesquita na Turquia deve tirar os sapatos e cobrir a cabeça e os ombros. Os homens precisam usar calças compridas se um sarongue não for fornecido na entrada, e as mulheres precisarão usar lenços na cabeça.
Yeşil Cami’i (Mesquita Verde) é conhecida por seu interior de azulejos verde e azul. Foi construída em 1421 como parte do külliye (complexo social e religioso) de Sultan Mehmet I. Também é património da UNESCO.
ResponderEliminarO Complexo de Mehmed I, também conhecido como Complexo de Yeşil, é um grande complexo otomano de edifícios religiosos (em turco: külliye) em Bursa, Turquia, construído pelo sultão Mehmed I Çelebi e concluído em 1420.O complexo é um dos últimos de uma série de complexos de mesquitas reais em Bursa, começando com o Complexo Orhaniye no século 14 e terminando com o Complexo Muradiye concluído em 1447. O complexo inclui a Mesquita Yeşil, uma madrassa, casa de banho, cozinha para sopa e Yeşil Türbe (o túmulo de Mehmed I Çelebi).
Quantas belezas por lá e tu, como ninguém te esmeras em trazer detalhes que só quem muito viu e percebeu sabe fazer! beijos, tudo de bom,chica
ResponderEliminarUna ciudad con unos monumentos preciosos me ha gustado mucho el recorrido.
ResponderEliminarSaludos.
Cultura, arquitectura e costumes tipicamente Otomanos.
ResponderEliminarBeijinhos, boa semana
Mais uma reportagem fotográfica e descritiva que enriquece o meu conhecimento. Obrigada.
ResponderEliminarUma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
Boa tarde Tulipa,
ResponderEliminarBelíssimas fotografias desses grandiosos monumentos turcos.
Gostei de ver econhecer.
Beijinhos e continuação de boa semana.
Ailime
Fantásticas fotos!
ResponderEliminarAdorava visitar a Turquia.
Beijinhos
E depois dos acontecimentos desta semana, em que tantos monumentos por lá, se terão perdido, esta sua reportagem fotográfica da viagem, ainda se torna mais preciosa, Ester...
ResponderEliminarMaravilhosos estes detalhes rendilhados... e os vitrais, e os azulejos, uma maravilha de se apreciar!
Grande partilha, como sempre! Adorei ver!
Um beijinho! Continuação de uma feliz semana!
Ana
Incrível esta espécie de premonição que tiveste ao fazer um post sobre a Turquia mesmo antes de poderes imaginar o que viria a acontecer, com o trágico terramoto.
ResponderEliminarQuanto ao post está como sempre informativo e muito bem equilibrado entre texto e fotos, sendo que as fotos exemplificam bem aquilo que pretendes mostrar, em especial os pormenores, o que muitas vezes passa despercebido ao viajante mais distraído. Mas como estás muito habituada a viajar, consegues ter uma atenção fantástica e dar importância àquilo que realmente merece ser destacado.
Estão neste caso, os inúmeros pormenores que fotografaste, acompanhados com a descrição e o nome do local ou do retratado. A maior parte dos pormenores que apanhaste são lindíssimos, e estão bem fotografados dentro das limitações que os momentos proporcionam, como às vezes a pouca luz ou a proibição de fotografar, pelo menos com flash é proibido em quase todo o lado.
estas fotos poderiam fazer parte de uma grande reportagem numa revista de circulação nacional. Não ficas a dever nada a muitos jornalistas. Aliás, poderias perfeitamente ter sido jornalista ou fotógrafa de jornais e revistas. Parabéns pelo post. E terminaste da melhor maneira... fica-se à espera da continuação!
Boa noite de paz, querida amiga Tulipa!
ResponderEliminarGostei muito da curiosidade dos sapatos.
Lugar bonito que está nos mostrando.
Pena que os países com tradição estão sujeitos a tantas catástrofes .
Tenha dias abençoados!
Beijinhos
Belas fotos. Infelizmente a Turquia ( e a Síria) neste momento "reina" a destruição, morte, desgosto, em função de um terrível sismo que abalou aqueles dois Países. Uma palavra para queles dois Países, em particular a Turquia: Muita força
ResponderEliminarCumprimentos poéticos
Olá, Tulipa, que belíssimas fotos, e que arquitetura
ResponderEliminarmaravilhosa! Aqueles sapatos... que curioso, se fosse
aqui no Brasil já estariam longe! 😅😄
O vitral muito lindo, azulejos, os detalhes são arte pura.
Que triste o que está acontecendo nesse belo país.
O mundo inteiro lamenta!
Uma feliz semana, Tulipa,
beijinho, partilha linda!