sábado, 7 de setembro de 2019

CENTRO HISTÓRICO DE BRASOV - PRAÇA SFATULUI





Epicentro da zona velha de BRASOV, 

a Praça SFATULUI é o local de passagem obrigatória 

durante qualquer visita a Brasov, múltiplas vezes, 

não há mesmo volta a dar... 

depois das várias visitas que fizemos, 

o Guia deu-nos 1h 30m livres aqui nesta praça, 

onde seria o ponto de encontro às 19h para irmos jantar...




deu para apreciar a arquitectura de vários edifícios, 

como o MADO CAFÉ junto a outros edifícios 

que parecem pinturas e mantêm a traça original

Este e outros cafés com enormes esplanadas 

sempre cheias de turistas e não só...








ao passear pela Praça 

reparei nesta sapataria "Joana Shoes"

com uns sofás bem originais




Final de tarde - 18h 

e as esplanadas super cheias







passei à porta desta Igreja 

onde estava anunciado um CONCERTO DE ÓRGÃO




reparei nesta Portada bem simpática






as bicicletas em Brasov são amarelas 

e ali estão à espera de clientes e apreciadores

não há mesmo volta a dar... 

estou outra vez na mesma Praça, 

onde é feita referência a CHISINAU - capital da MOLDÁVIA








continuando o passeio, ande por onde andar, 

vê-se sempre lá no alto da montanha 

a palavra BRASOV






e, no centro da PIATA SFATULUI 

uma referência ao 

"Centenário da Grande União da Roménia"

precisamente em 2018 quando lá estive

(nos comentários falarei mais deste assunto, 
para quem estiver interessado)




as pessoas do Grupo foram chegando 

e dirigimo-nos para o restaurante típico 

mesmo ali no centro histórico, onde iríamos jantar






jantar acompanhado de música típica romena




bem como cozinha típica romena 

serviram-me esta salada, como "entrada"





já à saída, reparei 

nestes candeeiros tão originais, com chaleiras




agora seguimos de autocarro para o hotel, 

pois o dia foi muito longo, 

só quero esticar-me e repousar, 

no próximo post, mostrarei o hotel que fiquei em BRASOV

15 comentários:

  1. No ano do Centenário da Grande União da Roménia, o Dia Nacional foi celebrado através de um evento de larga envergadura, realizado pela Embaixada da Roménia e o Instituto Cultural Romeno em Lisboa no passado dia 28 de novembro de 2018.

    No dia 1 de dezembro, os romenos de todo o mundo celebram a Grande União de 1918 quando se concluía a união da Grande Roménia.
    Nestes 100 anos, a Roménia aprendeu algumas lições importantes, atravessando experiências e períodos infelizes, mas também momentos de sossego, com limiares de interrogações essenciais, na sequência dos quais reconquistou definitivamente a sua liberdade e dignidade, no âmbito da grande família europeia e no concerto universal das nações.

    Por isso, o dia 1 de dezembro é um dia em que celebramos a nossa unidade, os nossos símbolos, a nossa cultura e a nossa herança.
    A partilha desta alegria com o povo português fez-se através da realização de um espetáculo multimédia
    EU-ROMANIA na fachada do Teatro Nacional de São Carlos seguido por um concerto extraordinário do violinista Alexandru Tomescu, que atuou, com o seu violino Stradivarius e acompanhado pela pianista Angela Drăghicescu, perante uma plateia cheia no Teatro Municipal São Luiz.

    ResponderEliminar
  2. Depois da "Temporada cultural romena", realizada ao longo de seis meses no Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa, cujo ponto fulcral o representou a exposição "O ouro antigo: do Mar Negro ao Oceano Atlântico", e do programa "Grandes artistas romenos nas grandes catedrais portuguesas" realizado em Lisboa, Porto, Batalha, Viana do Castelo e Évora, a Embaixada da Roménia e o Instituto Cultural Romeno em Lisboa, em parceria com Art Focus e outros prestigiados parceiros institucionais portugueses e romenos, evocaram assim a história do povo romeno, lembrando as tradições e as personalidades da Roménia que marcaram a nossa história e cultura.

    O evento que marcou em Lisboa o Dia Nacional da Roménia é emblemático para as fortes ligações que unem os dois países latinos situados nas extremidades de leste e de oeste da União Europeia.
    Como referia o presidente da Comissão Europeia, a Europa deve respirar com ambos os pulmões, o de leste e o de oeste.
    Ou ainda, referiu recentemente o Presidente da Roménia no seu discurso no Parlamento Europeu o nosso futuro juntos mostrará que a Europa tem um único coração, que bate através de nós todos, que nos une de Leste a Oeste, e de Norte ao Sul, que faz com que os nossos cidadãos se identifiquem e se definam naturalmente como europeus.

    Ao mesmo tempo, muito me apraz salientar que este momento aniversário acontece num contexto marcado pela existência do diálogo entre os nossos países, tanto em plano bilateral, como europeu e internacional
    e 2018 foi um ano ao longo do qual mantivemos um diálogo político intenso:
    a nível bilateral o ano foi de grande dinâmica, traduzida em muitas visitas oficiais como a da primeira-ministra da Roménia e dos numerosos ministros e secretários de estado.

    No plano da segurança e defesa a Roménia e Portugal têm uma parceria sólida a nível bilateral e da NATO, com projetos e ações de sucesso.

    As relações económicas entre os dois países atingiram, em 2017, o seu ponto mais alto e as premisses deste ano são igualmente encorajadoras. Foram assinados, ao longo deste ano, documentos bilaterais destinados à promoção do sector empresarial e à cooperação económica, a nível das administrações centrais e locais, como também à intensificação da cooperação na área da investigação, da saúde e da cooperação académica.

    Quero ainda realçar a muito boa cooperação com as autoridades portuguesas no que respeita à integração da comunidade romena residente em Portugal, a quarta mais numerosa, e que está hoje mais e melhor integrada do que nunca.

    Os momentos de balanço obrigam a uma reflexão mas impõem-nos também a olhar para o futuro: acreditamos no reforço da nossa cooperação, inclusive no contexto no qual a Roménia assegurará a presidência rotativa do Conselho da União Europeia no primeiro semestre de 2019.
    A unidade e solidariedade são valores chave para os nossos países e têm que continuar a definir o projeto europeu.
    Aproveitando o clima de pleno entendimento, permitam-me partilhar convosco o prazer de estar em Portugal, de sentir um povo tão acolhedor, tão amigo, num momento tão especial.

    Parabéns, Roménia!

    *Embaixadora da Roménia em Portugal

    ResponderEliminar
  3. PRAÇA SFATULUI
    Trata-se de uma praça num curioso formato triangular, em torno do antigo edifício da Câmara Municipal de Brasov – hoje um museu – e rodeada por casas de recorte medieval.

    Há uma fonte, bancos de jardim, ideais para relaxar, e muitas esplanadas.
    É na praça Sfatului que desemboca a rua Republicii, principal artéria pedonal do centro histórico de Brasov.

    ResponderEliminar
  4. Um lugar muito interessante para fazer umas férias, gostei de ver as fotos e aproveito para desejar um bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  5. Que maravilhoso lugar e as fotos mostram muito bem isso! Gostei das cores e o prato tentador! bjs, chica

    ResponderEliminar
  6. Boa noite de Sábado, querida amiga Tulipa!
    Mais uma postagem bela com imagens de alegria que tanto nos faz bem só em olhar.
    Gosto muito das suas viagens e passeios. É uma privilegiada, minha amiga.
    Tenha momentos lindos e aproveite para agradecer a Deus tudo de bom que tem.
    Tenha um Domingo abençoado e feliz!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  7. Mais uma visita on line por Brasov, capaz de nos mostrar todas as suas belezas! Belíssimas fotos, todas muito elucidativas! Ninguém, como tu, tem a capacidade de nos fazer viajar sem sair do lugar...Obrigada, e que Deus te dê a capacidade de continuar a fazê-lo por muitos anos.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  8. Uma cidade recheada de riqueza arquitetónica e histórica, muito bem documentada nos vários posts que tens feito, que elucidam perfeitamente as características de uma das cidades mais importantes da Roménia.

    E a cada foto há descobertas incríveis, edifícios magnânimes, muito bem enquadrados. Gostei do Mado Café, do estilo e dos pormenores. Nalgumas coisas parece não andar muito longe do Portugal recuperado.

    Sapatos em forma de sofás, que grande ideia e que bem captaste o pormenor. Mais referências fotográficas de elementos históricos, ricos de pormenores de bom gosto e , pelo que parece, muito bem conservados.

    Concertos, 'welcome' e bicicletas amarelas, ingredientes que tornam uma cidade turística mais agradável. E a Moldávia ali tão perto. Os habitantes de Brasov devem ter muito orgulho na sua cidade. E quem diria que a Roménia só tem 100 anos? Quando Portugal tem quase 900 anos. Mas isso é relativo.

    Geralmente as pessoas têm uma ideia distorcida da Roménia, que será um país muito pobre, sem indústria e com pouco turismo. Pelas tuas fotos e informação de texto nada mais errado: vê-se que a Roménia já recuperou muito economica e socialmente. E tem pormenores muito parecidos com Portugal, ou não fossem as línguas originárias ambas do latim.

    As saladas parecem apetitosas, mas o máximo são mesmo os bules pendurados do texto a fazer de candeeiros. Que grande imaginação que soubeste registar. Obrigado pela partilha :-)

    ResponderEliminar
  9. As praças centrais.
    A partir das quais nascia e se desenvolvia a cidade.
    Bjs, boa semana

    ResponderEliminar
  10. Obrigada por mais esta partilha de uma viagem… Gostei muito.
    Uma boa semana.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  11. Que linda Praça, as fotos estão espectaculares.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  12. Olá, Tulipa!

    Mas Brasov tem de tudo! Que espanto o seu post! E eu a pensar que a Roménia tinha pouca História! Desconhecimento é o que é!

    Que praça gira e movimentada! Tantas esplanadas com tanta gente! Que animação!

    Estive lendo as suas "aulas" de História, que costuma escrever nos comentários, logo no início do post, e desconhecia quase tudo o k lá escreveu. Obrigada por ser tão culta e se interessar tanto por este tipo de coisas. Assim, vou aprendendo, visto não gostar lá mto de viajar.

    O Café Mado é mto interessante na sua arquitetura e no interior tb deve ser. O restaurante tb deve valer a pena, tal como a gastronomia local. Animação com música para os turistas, salada como entrada (parece k estamos no mundo árabe-Norte de África) e bicicletas para quem as queira utilizar. E a sapataria Joana Shoes? Nunca tinha visto nada assim, tão modernaço. Toda UP!

    Adorei as suas fotografias, que parecem ser feitas por uma profissional, mas a menina é uma autodidata em tudo na vida. Parabéns!

    Beijos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  13. Ah, estava a esquecer-me dos candeeiros de teto com os bules pendurados. Haja imaginação e bom gosto!

    Dias felizes!

    ResponderEliminar
  14. Não sei o que aconteceu mas já tinha visto este post e ia jurar que o tinha comentado.
    Muito interessante esta praça.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  15. Já estive na Roménia. ,as não em Brasov.
    A cidade é muito interessante.
    Querida amiga, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar