domingo, 29 de maio de 2016

HÁBITO DE LER - FEIRA DO LIVRO



Quantas pessoas conhece que têm o hábito da leitura? 

Quantos livros por ano costumam ler? 

Se lê, fora os livros, lê o quê? Com que frequência?

Infelizmente não é comum ver pessoas com esse hábito, 

por mais benéfico que ele possa ser. 

Por quê? 

Ler faz bem em vários aspectos. 

Veja alguns benefícios:

Melhora cada vez mais a nossa capacidade e velocidade de leitura;

Melhora a nossa capacidade de escrita;

Aumenta o nosso vocabulário, permitindo que nos expressemos melhor;

Aumenta a nossa cultura geral;

Ajuda-nos a formar mais opiniões sobre diversos assuntos diferentes.

Para quem não tem o “instinto natural”, a leitura deve ser um hábito.

A importância do hábito de ler

Existem três objectivos distintos para compreender a importância do hábito de ler, são eles: 
ler por prazer, 
ler para estudar, 
ler para informar-se. 

Trago hoje este tema, e voltei atrás à minha infância e recordo que nunca vi 

meu Pai ler, a não ser o jornal 

e nunca me lembro de ver a minha Mãe ler, a não ser o Catecismo! 

Daí penso que os meus hábitos de leitura foram mesmo por "instinto natural". 

Ok não havia televisão, não havia computador, 

apenas rádio e muita liberdade para brincarmos na rua, 

mas mesmo assim eu, nas férias, preferia ficar no meu quarto a ler e lia um livro em apenas 2 dias, só quando a minha Mãe se zangava comigo pois dizia que eu estava a estragar os olhos, é que ia para a rua brincar com os/as amigos/as. 

Quis passar este hábito ao meu filho e não consegui - tentei quando ele tinha 8 ou 9 anos, comprei-lhe alguns livros, mas pouco ou nada adiantou. 

Hoje em dia tento passar o mesmo hábito aos meus netos e... nada consigo. 

Recordo que a última vez que fui à "Feira do Livro" foi há 2 anos, em 2014 

e nessa ocasião comprei 2 livros "Geronimo Stilton" - os meus netos foram 

comigo e escolheram livros dessa colecção... mas....






Geronimo Stilton é uma série de livros infantis publicada pela Editorial Presença em Portugal. 

A verdadeira escritora dos livros de Geronimo Stilton chama-se Elizabetta Dami. 

Os Cinco (The Famous Five, na versão original) é uma colecção de livros de mistério e aventura, para crianças, escrita por Enid Blyton. 

A colecção é composta por 21 títulos que já foi adaptada para o cinema e para a televisão.

Os Sete (Secret Seven, na versão original) é uma colecção de livros de aventura escritos pela escritora inglesa Enid Blyton.

O Clube dos Sete é composto pelo líder da sociedade Pedro (Peter, no original), 
a irmã de Pedro Joana (Janet), 
Jaime (Jack), Bárbara (Barbara), Jorge (George), Sara (Pam) e Vasco (Colin).



Decidi fazer este artigo porque neste momento temos a "Feira do Livro" em Lisboa.

Oh... quantos anos eu fiz questão de não faltar à "Feira do Livro" de Lisboa...

Era mesmo um prazer correr os stands e ver alguns escritores.

A Feira que eu esperava sempre com ansiedade, aquela em que passeava, sozinha ou com amigos, a que trazia para casa nos sacos de livros comprados e no coração - já não "chama por mim" - tudo muda nas nossas Vidas. 

Recordo o caminhar acima e abaixo, a animação, os sorrisos conhecidos com quem me cruzava sempre, todos os anos.

Em 2016 teremos dezanove dias de Feira. 

Teremos três fins-de-semana  - será que é desta vez que vou regressar à Feira?

Há diferenças - agora há quem leve a cozinha para o recinto em espectáculos de show cooking - para divulgar livros de receitas. 

Gosto de ir sozinha. Porque ler é um acto solitário. 
Aprecio muito esses momentos em que eu estou a sós com 1 livro. 
Agora as minhas leituras são 95% online - mas continuo a ler, todos os dias. 

Trago as lembranças da minha infância em que "devorava" livros 

da Colecção "Os Cinco" e "Os Sete" de Enid Blyton.





Hoje penso seriamente, que talvez esta minha forma de ser "aventureira" 

cheia de coragem, vem de todas essas aventuras que li... quem sabe?

Hoje ainda leio por prazer,  também leio para estudar, 

mas principalmente leio para colher toda a informação possível. 




Todas as raparigas da geração do meu filho têm a Anita como uma referência da sua infância. 

Soube que estes livros, que tanto contribuíram para desenvolver o gosto pela leitura, comemoraram há poucos dias 50 anos de publicação em Portugal.

Tantos e tantos títulos:
"Anita dona de casa", 
"Anita Mamã", 
"Anita no ballet" 
"Anita vai às compras".
as histórias da Anita eram a mistura perfeita de ilusão e realidade quotidiana. 

Isso explica, talvez, o seu sucesso, que se prolongou por várias décadas. 

Sempre na minha memória está a minha sobrinha Tânia - a "Princesa da Tia" 

que tinha um gosto seja prazer, loucura em ler, 

ela sim, devorava um livro num só dia... (até nisso éramos parecidas)

5 comentários:

  1. Excelente post que me traz à lembrança momentos passados em que eu lia o mesmo livro vezes sem conta, e devorava todos os livros que havia em casa (e felizmente não eram poucos, pois o meu pai era um auto-didacta). Muitas vezes fazia assim: ficava a ler até ouvir o barulho do carro a gasóleo do carro da empresa que o meu pai trazia para casa (porque chegava muito tarde e saia muito cedo), apagava a luz do quarto (as persianas antigas não fechavam completamente e via-se a luz), ouvia-o subir, ir à WC, e depois deitar-se, e eu voltava a acender a luz e ficava a ler atá às 6 da manhã, ou pelo menos até ao fim do livro.
    Hoje não vou à Feira do Livro por vários motivos mas um deles é o facto de não conseguir ver escritores de nomeada ficarem ali expostos como peixe na banca do peixe à espera que os passantes lhes peçam autógrafos...

    ResponderEliminar
  2. Durante anos a fui , desde a minha infância , não tinha o hábito da leitura, tinha o "vicio" de ler.. até que há dois anos atrás parei.... tenho ali á minha espera um bom lote de livros e não há meio de sentir vontade de os ler.. um dia o gosto pela leitura irá regressar.
    Bom tema e muito bem estruturado. Mais um belo post como sempre. Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ler é essencial para o desenvolvimento das pessoas.
    E enquanto crianças ainda é mais importante.
    Tulipa, tem um bom domingo e uma boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. .

    .

    . há muitos anos que não visito a Feira do Livro . na minha juventude ia sempre . com os meus pais .

    .

    . entretanto . fui perdendo o hábito . não de leitura . mas de visitar a feira . :) .

    .

    . um beijo meu .

    .

    .

    ResponderEliminar
  5. Eu comecei a ler livros porque vi a minha irmã mais velha a ler e porque tinha livros em casa :) Li os livros da Enid Blyton que eram dela, da Colecção Azul que tinham oferecido à minha mãe quando era criança, e os que eram do meu pai, das colecções de bolso da Europa-América, RTP, Livros do Brasil, tudo que o fui apanhando até começar também a receber livros de prenda :)
    E tenho grandes memórias de idas à feira do livro aqui no Porto, como uma vez em que fomos com o meu pai e ele comprou-me três livros do Emílio Salgari que adorei :)
    um beijinho e gostei muito deste post pelo que me fez recordar

    ResponderEliminar