terça-feira, 6 de janeiro de 2015

A POESIA ESTÁ NA VIDA


Começo o ano com quatro imagens particularmente importantes 
no meu percurso de Vida. 
A 1ª imagem: SINTRA mágica com neblina! 
É assim que eu gosto de Sintra, só minha...
...
HOJE trago uma poesia de Mário Dionísio
e, como ele diz 
A POESIA ESTÁ NA VIDA
é bem verdade, a poesia está em todas estas fotos que captei
Foto 2 - sentada no meu carro, aguardo que a chuva pare,
uma folha de Outono vem beijar minh'alma
pego na máquina e registo o momento
isso é "Poesia",  em Dezembro lá para os lados da Sertã...

ARTE POÉTICA
A poesia não está nas olheiras imorais de Ofélia
nem no jardim dos lilases.
A poesia está na vida,
nas artérias imensas cheias de gente em todos os sentidos,
nos ascensores constantes,
na bicha de automóveis rápidos de todos os feitios e de todas as cores,
nas máquinas da fábrica e nos operários da fábrica
e no fumo da fábrica. 
A poesia está no grito do rapaz apregoando jornais,
no vaivém de milhões de pessoas conversando ou praguejando ou rindo.
Está no riso da loira da tabacaria,
vendendo um maço de tabaco e uma caixa de fósforos.
Está nos pulmões de aço cortando o espaço e o mar.
A poesia está na doca,
nos braços negros dos carregadores de carvão,
no beijo que se trocou no minuto entre o trabalho e o jantar
— e só durou esse minuto.
A poesia está em tudo quanto vive, em todo o movimento,
nas rodas do comboio a caminho, a caminho, a caminho
de terras sempre mais longe,
nas mãos sem luvas que se estendem para seios sem véus,
na angústia da vida.
A poesia está na luta dos homens,
está nos olhos abertos para amanhã.
(Mário Dionísio)


A poesia está nesta imagem

Sozinha passeava junto de uma praia fluvial

Dezembro frio... a água correndo sem parar

o cão apercebeu-se da minha presença e apareceu no meio do arvoredo

espreitou, cruzamos o nosso olhar

momento ideal para fazer o clic

...

a poesia está nas flores, 

nas lágrimas que libertam, 

...na Natureza!



5 comentários:

  1. A poesia está em tudo quanto vive, em todo o movimento, na angústia da vida.
    Por falar nas angústias da vida...
    Hoje alguém me telefonou, número que eu não conhecia, pelo sim pelo não, atendo.
    Identifica-se: sou a filha da LÓ...(nunca nos falamos) ... a minha mãe faz anos este mês e quero convidá-la, estou a organizar um encontro de amigas da minha mãe, posso contar consigo?
    Lembrei-me...a LÓ minha colega do Colégio em Moçambique deve fazer a mesma idade que eu...sim, é verdade, a mãe faz 60 anos acho que é uma data importante...
    Voltei a recordar que há 10 anos que desejo que alguém me faça o mesmo...uma festa surpresa...
    10 anos à espera - quando fiz 50 anos achei ser importante - meio século de vida, mas mais ninguém se lembrou, só eu...
    Este ano farei os 60 anos (se lá chegar...) e sei que mais uma vez ninguém pensará em mim...
    como a filha da LÓ pensou na sua Mãe!

    ResponderEliminar
  2. Brilhante...poesia linda em belas imagens...uma poesia viva da VIDA!!!
    bj amigo

    ResponderEliminar
  3. Grande poeta, o Mário Dionísio! Bonitas imagens, as tuas!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Belissima postagem. Poema, fotos tudo bem coordenado e muito aliciante

    Gostei imenso. Parabéns

    Bom domingo

    Beijinhos da gota

    ResponderEliminar
  5. A Poesia está na vida mas especialmente no modo como conseguimos dar vida à vida e expressar através de momentos aquilo que se calhar de outro modo não seria fácil de expressar... as tuas flores, os poemas por ti escolhidos e os pormenores são prova disso.

    ResponderEliminar