sábado, 27 de dezembro de 2014

VILA DE SONHOS - PARQUE DOS MONGES


Sempre que os meus netos têm férias, faço questão de fazermos um 

ou mais passeios didácticos; desta vez o passeio teve a ver com o Natal

Para mim a magia do Natal há muito que deixou de existir, no entanto se puder manter essa magia nos meus netos eu gostaria; 
a mais velha com 12 anos já eu imaginava que fosse normal ela distanciar-se dessa magia, mas percebi que também o meu neto com apenas 8 anos já não liga ao Pai Natal, conversou com ele, mas nem quis fazer uma foto junto do Pai Natal...
mais tarde descobri numa conversa que tem sido o próprio avô que está a meter-lhe ideias na cabeça, não o deixando ser "criança" como ele devia ser...sem influências dos adultos! 
Por isso, acho que foi o último ano que tive o cuidado de os levar a "viver" a magia de Natal.
Para levar o barco para diante tem que ser as duas pessoas a remar para o mesmo lado
se eu remo para um lado e o avô para o lado oposto, de nada adianta o meu esforço e dedicação.
Por tudo isto continuo a não gostar do espírito desta época do ano...
Tomara já Janeiro de 2015 e que passe rápido este período de hipocrisia e maldade...


Ficará registado para o futuro, através de imagens, 

esta visita ao PARQUE DOS MONGES

Havia "Teatro de Natal" 

e vimos alguns animais - esta tartaruga africana meio a hibernar veio espreitar o sol, 

mas fugiu logo para dentro ... mais à frente ficamos deliciados com um belo e 

simpático esquilo. Na zona dos cangurus estavam dois, um deles dormitava 

e o outro apanhei-o meio envergonhado...





Actividades para as crianças havia a "Escalada à Árvore de Natal"


Na cozinha do Museu dos Doces Conventuais as crianças podiam ver, 

aprender e confeccionar diversas iguarias, em horários marcados, como consta:



15h 30m - Bolachas de Natal foi o que a minha neta escolheu 

e lá fomos assistir à confecção e explicação de como se faz bolachas de Natal 

Fiquei feliz por ver que os meus netos puderam correr, brincar...


Também havia um "Presépio Vivo"


Para terminar o passeio, o meu neto ganhou coragem e foi fazer rappel...


De 5 a 25 de dezembro, no Parque dos Monges, Quinta das Freiras, em Alcobaça

 decorreu a Vila dos Sonhos - evento que se destinou a promover a  magia do Natal 

funcionou das 11h00 às 19h00, excepto dia 24 de dezembro que esteve aberto das

 11h00 às 16h00. Várias surpresas com destaque para a casa do Pai Natal, o Presépio 

vivo, o Trenó do Pai Natal bem como teatros, escalada à árvore do Pai Natal e outras

 actividades.

8 comentários:

  1. Qual escola qual quê, as crianças aprendem mais a brincar. Porque é a brincar que elas puxam pela criatividade, resolvem questões que surgem e aprendem. Há por isso que deixá-las ser crianças, não queiramos que os nossos filhos ou netos aprendam a ler aos três anos nem recitem Fernando Pessoa aos oito anos (como eu conheço pessoas). E umas crianças não são mais ou menos avançadas que outras, apenas umas desenvolvem umas aptidões e outras, outras aptidões. Agora, não deixar as crianças crescerem , "para ser mais fácil lidar com elas e levá-las onde certos adultos querem levá-las" é um erro tremendo e tornam as crianças em adultos frios e insensíveis.
    Admiro muito o que fazes pelos teus netos, apesar das forças de bloqueio. Eu decerto não teria essa paciência. Mas ficaria triste, como tu ficas: os teus netos são uns privilegiados porque têm avós que podem estar com eles, espero que um dia eles percebam isso e que não seja tarde demais. É que o tempo não se repete...
    Beijinhos e boas festas. As fotos estão óptimas, mais uma reportagem fotográfica e textual a deixar-me com apetite para visitar o local... porque quando quero ainda sou criança... e choro muitas vezes de saudades dos meus AVÓS!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AMIGO
      Tal como tu, sei que as crianças não precisam só de escola, futebol, dança...
      Precisam também de adultos que os acompanhem e os levem a conhecer outras vivências!
      Acho que é essa a minha MISSÃO.
      No entanto, como tu sabes, desde sempre fui incompreendida e existem muitas forças de bloqueio à minha volta.
      Tal como dizes...
      ..."Eu decerto não teria essa paciência..."
      Pois é, a minha paciência está a chegar aos limites e as forças também!
      Escrevo isso mesmo no texto:
      ..."Por isso, acho que foi o último ano que tive o cuidado de os levar a "viver" a magia de Natal...!!!

      Infelizmente quem perde mais são eles, os meus netos, pois têm uma Avó que tudo faz por eles,
      mas tb têm outras pessoas que têm o prazer de contrariar aquilo que a Avó quer fazer...

      Concordo contigo: Há por isso que deixá-las ser crianças!!!

      Sabes bem como é..."e levá-las onde certos adultos querem levá-las"
      como já na próxima 3ª feira com a previsão de temperaturas negativas e muito baixas, mas o jogo é às 21h e ninguém pensa no frio que aquela criança vai apanhar
      Isto revolta-me e muito!!!

      OBRIGADO pelas tuas palavras:
      Admiro muito o que fazes pelos teus netos, apesar das forças de bloqueio.

      SIM, fico mesmo muito triste e sofro.
      Os meus netos são mesmo uns privilegiados porque têm avós que podem estar com eles...como eu NUNCA tive.

      Não acredito...que um dia eles percebam isso...essa é a realidade: o tempo não se repete...

      Eliminar
  2. Muito giro....Deve ter sido um dia em frande...
    Eu também fui a algo parecido, em Óbidos.
    Boas Festas e que o Novo Ano, seja melhor que o
    que agora acaba.....Não vai ser difícil..
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Se eu visse este post só com fotografias e sem texto iria penar que tudo isto era num país estrangeiro e nunca em Portugal... por isso só me posso congratular-me e dar-te os parabéns por levares os teus netos a estes locais mágicos, porque a maior parte dos avós só passam momentos com os netos entre os caminhos para e da escola. Beijinhooos :-)

    ResponderEliminar
  4. .

    .

    . uma página muito bonita . ainda a cheirar a natal . onde destaco as fotografias dos animais . especialmente a da tartaruga que está um espanto . assim como a simplicidade expressa nos rostos do casal que compõe o presépio vivo .

    .

    . o seu neto é um corajoso . e gosto essencialmente de quão genuínas são as suas publicações . assim como . de cada detalhe e de cada pormenor .

    .

    . um beijo meu .

    .

    .

    ResponderEliminar
  5. Muito bem; não há como as crianças para a recriação do ambiente de Natal. Eu também já tenho netos (dois de uma vez, gémeos, estão com sete meses) !!!
    Passei por cá para agradecer e retribuir os votos deixados no Nothingandall esperando que 2015 seja um ano com mais sorrisos, flores e muita poesia. Um beijo de amizade :)

    ResponderEliminar
  6. Magnífico post. Muito bom.

    Um bom dia de reis, e claro, um belíssimo 2015 :)

    ResponderEliminar